Responsabilidade Ambiental
-
Reúso da Água
A JCGontijo vem implementando dispositivos de acumulação e retardo de água em seus empreendimentos de maior porte. Um deles é o Living Superquadra Park Sul. Esse residencial possui cinco caixas de acumulação de água da chuva que, juntas, totalizam uma capacidade de aproximadamente 3 milhões de litros, reutilizados na irrigação paisagística e para a redução da vazão de água nos momentos de pico de precipitação. Reduzindo o consumo do bem fornecido pela CAESB, também resolve seus efeitos negativos com relação ao risco de enchentes e à formação de erosões ao longo do Córrego Guará.
-
Tecnologias Limpas nos Empreendimentos
A JCGontijo realiza a economia de energia por meio de sensores de presença, iluminação por setor, lâmpadas com tecnologia LED, sistema de aquecimento de água com coletor solar, prédios construídos com materiais de fachada que requerem menor manutenção. A economia de água também é feita com implantação de torneiras com controle de vazão, vasos sanitários com descargas de duas vazões e sistema automatizado para irrigação de áreas verdes, além dos tanques de acumulação de água de chuva e reúso.
-
Financiamento de Planos de Manejo para Unidades de Conservação
Ciente da ausência de planos de manejo em muitas unidades de conservação do Distrito Federal, a JCGontijo vem atuando na elaboração desses estudos em coordenação conjunta com o IBRAM. O primeiro parque a ser contemplado com essa ação foi o Ezechias Heringer, que, além de receber ações de recuperação de áreas degradadas, será também contemplado com equipamentos de infraestrutura.
-
Plantio de Árvores Nativas do Cerrado
Em um viveiro com capacidade de produção anual de 400 mil mudas nativas do cerrado, a JCGontijo busca recuperar parques degradados do Distrito Federal. O projeto já foi responsável pela recuperação de 1.000.000 m² do Parque Ecológico do Tororó, onde foram plantadas mais de 120 mil árvores do cerrado.
-
Recuperação de Praças, Parques e Áreas Verdes Públicas
A JCGontijo vem atuando na reintegração da paisagem e do uso de parques e áreas verdes públicas situadas em áreas urbanas do DF e entorno. Essa ação é motivada pelo desejo da comunidade, que vem cobrando do poder público a reestruturação dos espaços comunitários. A primeira ação realizada pela empresa foi a reintegração da área verde situada entre as quadras QE 17 e QE 19 do Guará II. Nesse espaço foram plantadas dezenas de espécies de árvores nativas do Cerrado e reformadas as quadras poliesportivas ao lado do Centro Educacional 03.
-
Programa Atitude Verde
O programa Atitude Verde foi uma campanha de conscientização ambiental desenvolvida pela empresa para ressaltar a importância da sustentabilidade em meio às ações de seus colaboradores. O projeto consiste na busca de ideias e ações voltadas à sustentabilidade e à melhoria do desempenho ambiental de suas obras e procedimentos. Iniciada no ano de 2010, a campanha possibilitou a premiação de oito ideias em março de 2011, as quais já estão sendo adotadas em nossos procedimentos.
-
Semana do Lago Limpo
Esse projeto tem como objetivo conscientizar, sensibilizar e envolver a população nas práticas de sustentabilidade, principalmente na destinação correta dos resíduos. Para isso, durante a Semana do Lago Limpo, os cidadãos e parceiros do DF foram convidados a ajudar nas diversas ações desenvolvidas em prol do meio ambiente e da qualidade de vida da população.
-
Outras Medidas Sustentáveis
Buscamos levar para as nossas obras outras medidas sustentáveis, como gás canalizado, isolamento térmico de coberturas, janelas e projeto arquitetônico – que favorecem a circulação de ar e um melhor aproveitamento da luz –, pomar com árvores frutíferas e mini-horta para educação ambiental infantil, uso de madeira de reflorestamento nos halls sociais, processo seletivo na coleta de resíduos sólidos para reciclagem, entre outras.